Debate Diário analisa chance de retorno do Catarinense em momento de liberação de atividades em SC

Em semana de liberação de atividades em Santa Catarina, o Governo do Estado avalia a petição entregue pela Federação Catarinense de Futebol solicitando permissão para retomada da disputa do estadual. A proposta está em análise pelo poder executivo e pode ser respondida ainda nesta semana. O tema foi discutido no Debate Diário desta quarta-feira (22), que continua no ar durante a pandemia de coronavírus com participações remotas.


— O próprio Governo do Estado se colocou em uma condição de ter que analisar, porque outras liberações já ocorreram. O protocolo enviado pelo futebol de Santa Catarina é um diferencial. Ele tem cinco etapas diferentes de processos, desde o retorno aos treinos até a retomada dos jogos. Talvez alguns clubes tenham dificuldades financeiras de cumprir, mas é aí que tem de entrar a associação dos clubes — afirma Rodrigo Faraco.

O Governo do Estado confirmou o recebimento da petição para o retorno do futebol catarinense e pode responder a solicitação nesta semana. Detalhados pelo médico Luis Fernando Funchal, os documentos trazem uma série de regras para que os clubes possam retomar suas atividades. As férias de atletas e comissões técnicas vão até o final de abril e a ideia é reiniciar os treinamentos a partir de primeiro de maio.

— Depois da documentação que a Federação encaminhou ao Governo do Estado, o que é esperado é uma avaliação técnica e criteriosa sobre a possibilidade de retorno. Alguns setores já retornaram com avaliação da margem de risco. Agora entra o futebol. Se voltar em 16 de maio, serão dois meses, tempo semelhante à paralisação durante a gripe espanhola. Mas é preciso aguardar a evolução — observa Paulo Branchi.



Fonte: Diario Catarinense

Comentários