Argentina encerra temporada do futebol por conta da pandemia

A Associação de Futebol Argentino (AFA) anunciou, nesta segunda-feira (27), o cancelamento do futebol no país, sem definir os campeões da Copa da Argentina e da Copa da Superliga, bem como quais times serão rebaixados e quais promovidos no Campeonato Argentino, que já teve o Boca Juniors como campeão.
Foto: Reprodução / Twitter (@afa)

A decisão foi tomada pela AFA e comunicada pelo presidente da entidade, Claudio Tapia. O motivo é que o governo argentino prorrogou a quarentena até o dia 10 de maio, o que inviabiliza a possibilidade de retomada do futebol em curto prazo. O esporte está paralisado em todo o território argentino desde o dia 11 de março.

A decisão acaba gerando consequências. Como a definição de vagas nos campeonatos continentais é feita pela soma de pontos entre a Copa da Superliga e o Campeonato Argentino, Boca Juniors, River Plate, Racing e Argentinos Juniors estarão na Copa Libertadores em 2021, enquanto Vélez Sarsfield, San Lorenzo, Newell's Old Boys, Talleres, Defensa y Justicia e Lanús garantem vaga na Copa Sul-Americana.

Apesar disso, ainda restam dois classificados para a Libertadores, que sairiam da Copa da Argentina e da Copa da Superliga. As duas vagas ficarão em aberto e serão definidas apenas quando o futebol voltar. A entidade ainda definiu que não haverá rebaixamento até 2022, mas o acesso será mantido. Isso fará com que, daqui dois anos, 28 clubes estejam na elite do futebol argentino.

Fonte: Uol

Comentários