Jogo no Chile é suspenso após protesto de torcida: "Ruas com sangue, campos sem futebol"

A tensão no futebol do Chile ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira. Em partida pela segunda rodada do Campeonato Chileno, o Coquimbo Unido recebeu o Audax Italiano, mas o jogo não passou dos 17 minutos do primeiro tempo. Foi quando dezenas de torcedores do time mandante invadiram o gramado, entoando cânticos contra o governo e a Federação Chilena, a maioria com os rostos cobertos, portando sinalizadores e uma faixa:

“Ruas com sangue, campos sem futebol”, dizia a faixa levada pelos torcedores.

Faixa levada pelos torcedores do Coquimbo Unido ao gramado — Foto: Reprodução/CDF


Os torcedores ainda levaram outra faixa: “ANFP (Federação Chilena), assassinos do futebol). Os invasores ainda quebraram cinco câmeras da emissora “Canal Del Fútbol” e arremessaram o monitor do VAR no fosso do estádio Francisco Sánchez Rumoroso (veja o vídeo abaixo). Segundo relato do jornal “La Tercera”, jornalistas que estavam no gramado foram agredidos pelos invasores.



O árbitro Cristián Droguett decidiu suspender a partida ao alegar que “quebraram as regras de segurança, colocando em risco a integridade física dos jogadores”. O Sindicato de jogadores profissionais do Chile condenou a atitude da torcida do Coquimbo Unido.

– Destruir, quebrar, agredir os trabalhadores do futebol não reivindica nada. Os jogadores e sua gente apoiam toda a manifestação social, mas jamais avalizarão feitos como esse – publicou a entidade representativa dos atletas, em uma rede social.

A Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) ainda não se manifestou sobre o episódio. A tensão no Chile aumentou desde a última terça-feira, quando um torcedor do Colo-Colo morreu após ser atropelado por um caminhão da polícia depois de uma partida da equipe.

Na última quinta, um manifestante morreu atropelado por um ônibus em protestos organizados pela torcida do Colo-Colo e voltados contra o governo do presidente chileno, Sebastián Piñera. Nesta sexta, torcedores do clube marcharam antes do funeral de Jorge Luís Mora, fã do Cacique morto na última terça.



A crise social no país começou há quase quatro meses e já deixou 20 mortos e mais de 3 mil pessoas feridas durante os protestos. Em 2019, o Campeonato Chileno foi encerrado seis rodadas antes do fim devido ao enorme clima de insegurança causado pela tensão social no país. A Copa Chile foi interrompida e finalizada apenas em janeiro de 2020.

As torcidas organizadas de vários clubes chilenos entendem que o futebol no país nunca deveria ter sido retomado.

Fonte: GloboEsporte.

Comentários