Grêmio é denunciado e será julgado no STJD por injúria racial contra atacante do Fluminense

O Grêmio foi denunciado pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelo episódio de injúria racial de um torcedor contra Yony González na derrota por 5 a 4 para o Fluminense, no dia 5 de maio, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube será julgado nesta sexta-feira, dia 17, na Quinta Comissão do STJD.

Caso seja condenado, o clube gaúcho pode ser punido com multa de R$ 100 a R$ 100 mil, mas não corre o risco de perder mandos de campo. O torcedor responsável pela injúria racial, caso seja identificado, pode ser proibido de frequentar estádios pelo prazo mínimo de 720 dias.
Yony Gonzalez foi vítima de insulto racista na partida contra o Grêmio — Foto: Lucas Merçon


A denúncia ganhou corpo a partir de imagens divulgadas pela TV oficial do Fluminense. Após o quinto gol, marcado pelo atacante colombiano, é possível ouvir alguém gritar a palavra "macaco".

A Procuradoria do STJD analisou as imagens da partida e decidiu denunciar o Grêmio, mesmo que nada tenha sido relatado na súmula pela equipe de arbitragem. A Procuradoria destacou que a infração é de alta gravidade e lembrou do goleiro Aranha, então goleiro do Santos, que foi vítima de insultos racistas de parte da torcida do Grêmio em jogo pela Copa do Brasil.

– Somente uma punição severa ao clube alcançará o caráter pedagógico da pena, no sentido de quem praticou o ato covarde e discriminatório saiba que o clube para o qual torcem será responsabilizado, transmitindo uma educação que não tiveram em casa ou na escola – diz o trecho da denúncia.

Logo após o episódio, o Grêmio pediu imagens das câmeras de segurança da Arena para tentar identificar o torcedor responsável pelo xingamento, mas não teve sucesso na empreitada até a publicação dessa reportagem.

Fonte:globoesporte.globo.com

Comentários