Internacional: "Invicto", Lomba reencontra Flamengo e persegue marca de Taffarel no Inter

De defesa em defesa, Marcelo Lomba entra em campo e transmite segurança aos colorados. Invicto desde que assumiu a posição após a lesão no ombro direito de Danilo Fernandes, o camisa 12 se aproxima de igualar uma marca alcançada pelo ídolo Taffarel nos anos 1980. Por ironia, a chance de fazer história pelo Inter surge logo em um reencontro com seu passado. Basta fechar o gol e garantir o zero contra o Flamengo, clube em que deu os primeiros passos no futebol, nesta quarta-feira, às 21h45, no Beira-Rio, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Lomba se aproxima de marca de Taffarel pelo Inter (Foto: REGINALDO PIMENTA/RAW IMAGE/ESTADÃO CONTEÚDO)


Caso mantenha a boa fase e não sofra gols diante do Rubro-Negro, Lomba chegará ao sétimo jogo seguido sem sofrer gols pelo Campeonato Brasileiro. Assim, repetirá a sequência alcançada pelo goleiro do Tetra em 1987, com uma diferença a bater apenas nos minutos de invencibilidade. De quebra, manterá viva a possibilidade de igualar o recorde do Colorado nos pontos corridos, alcançado por Renan em 2006 (veja os números abaixo).
Naquele ano, Taffarel chegou a um total de 701 minutos sem sofrer gols. O goleiro abriu a série positiva contra o Sobradinho, em vitória por 3 a 0 pelo Brasileirão de 1986, cujo calendário avançou nos primeiros meses da temporada seguinte. Depois, se manteve invicto nos seis primeiros jogos da Copa União, disputada no segundo semestre até ser vazado por Jorge Veras na derrota por 1 a 0 em um Gre-Nal no Beira-Rio. Coincidência ou não, o Inter tem pela frente o Grêmio no próximo domingo, também em casa.

Lomba foi vazado pela última vez há quase três meses, na derrota por 3 a 1 para o Vasco, em 13 de junho. De lá para cá, o goleiro soma um total de seis jogos e 565 minutos sem sofrer gols. Se não for vazado contra o Flamengo, chegará a 655 minutos de invencibilidade. Se aproximará não só de Taffarel, mas também de Renan.

Recordes dos goleiros do Inter no Brasileirão*

Renan - 2006 - 8 jogos e 787 minutos
Taffarel - 1987 - 7 jogos e 701 minutos
Marcelo Lomba - 2018 - 6 jogos e 565 minutos
* Sem contar acréscimos

Em 2006, o reserva de Clemer estabeleceu a maior série sem sofrer gols do Inter no Brasileirão de pontos corridos. Sob o comando de Abel Braga, o elenco campeão do Mundial daquele ano permaneceu oito jogos sem sofrer gols, entre a 28ª e a 35ª rodadas. Ao todo, a equipe somou 787 minutos de invencibilidade.

Os números da temporada deixam evidente o alto nível de atuações do atleta, com números até superiores aos apresentados pelo titular Danilo Fernandes. Lomba sofreu apenas 10 gols em 21 jogos disputados em 2018, com uma média inferior a 0,5 por partida. Ao todo, o goleiro saiu sem ser vazado em 14 de suas atuações – dois terços.

"O Lomba atingiu um nível muito alto e já havia demonstrado isso nas outras vezes. Com a sequência, ele ganhou mais confiança do que já tinha e tem tudo para seguir evoluindo. É um grande goleiro, que garante toda segurança ao time" (Daniel Pavan, preparador de goleiros do Inter).
Nesta quarta-feira, o atleta colocará à prova a boa fase diante de um clube que o abrigou desde os 15 anos. Lomba chegou ao Flamengo em 2001 e colecionou convocações às seleções de base até ser promovido ao time profissional, em 2006. No elenco principal, o goleiro sempre foi visto como alternativa a companheiros como Diego e Bruno e só teve sequência, de fato, em 2010. No ano seguinte, foi emprestado ao Bahia e se despediu de vez do Fla.

INTER X FLAMENGO - 23ª RODADA DO BRASILEIRÃO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
Data e horário: quarta-feira (5), às 21h45 (de Brasília).
Escalação provável do Inter: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Dourado, Edenílson, Patrick, William Pottker e Nico López; Jonatan Alvez (Leandro Damião).
Escalação provável do Flamengo: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rhodolfo e Renê; Piris da Motta, Rômulo, Vitinho, Everton Ribeiro, Marlos Moreno e Uribe.
Desfalques do Inter: Danilo Fernandes, Lucca, Charles e Thales.
Desfalques do Flamengo: Réver, Diego, Paquetá, Cuéllar e Trauco.
Pendurados do Inter: Iago, Edenílson, Rossi e Brenner.
Pendurados do Flamengo: Diego Alves, Geuvânio, Henrique Dourado, Marlos Moreno e Rodinei.

Fonte: globoesporte.globo.com

Comentários